credipronto-logo-blog

Alugar ou comprar imóvel? Saiba como tomar essa importante decisão!

Ouça esse conteúdo clicando no player abaixo.

A decisão de comprar um imóvel exige planejamento financeiro e um pouco de reflexão por parte dos compradores. Esse tipo de negócio costuma trazer diversos benefícios para o comprador , mas, dependendo da situação, pode ser que a locação de uma casa ou um apartamento seja uma ótima ideia. Há vários pontos a serem considerados na hora de tomar uma decisão.

Neste post, vamos explicar qual é a real importância de analisar determinados fatores antes de decidir entre alugar ou comprar imóvel e mostraremos como isso ajuda a não errar no momento de fazer a escolha. Além disso, vamos trazer as vantagens e desvantagens de alugar e comprar imóvel e fornecer detalhes sobre cada uma delas.

Gostaria de saber qual é a melhor alternativa para você e sua família de acordo com a sua realidade? Acompanhe a leitura!

 

Qual é a importância de analisar os fatores antes de alugar ou comprar um imóvel?

É muito importante avaliar determinados aspectos antes de tomar a decisão entre alugar ou comprar um imóvel. Essa parece ser uma escolha realmente difícil para quem tem receio de se arrepender de uma negociação que trará custos para o futuro. No entanto, é preciso separar as alternativas e averiguar qual delas será a mais vantajosa.

Caso você decida pela compra de uma casa ou um apartamento, provavelmente precisará assumir uma responsabilidade a longo prazo com um banco. No entanto, se optar por pagar um aluguel, o compromisso será com o proprietário do imóvel que tem mais direitos sobre o bem. Sendo assim, é necessário averiguar quanto custa uma parcela do aluguel ou do financiamento .

Uma avaliação detalhada poderá livrá-lo de futuros problemas financeiros e impedirá aquela sensação de que deveria ter feito algo diferente. Contabilize com calma todos os custos envolvidos, condomínio, abastecimento de água, energia elétrica, gás, seguros, caução, fiança, taxas de juros, valor das parcelas, impostos, taxas administrativas e compare-os aos seus rendimentos mensais.

 

Quais são as principais vantagens e desvantagens de comprar um imóvel?

As previsões atuais indicam que esse é um excelente momento para fazer a aquisição de propriedades imobiliárias. A taxa básica de juros está baixa e influencia os financiamentos feitos pelas instituições financeiras para estimular e aquecer a economia nacional. O atual cenário está favorável para as compras de imóveis à vista ou parceladas. Veja abaixo vantagens e desvantagens dessa opção!

 

Liberdade de fazer modificações

Ao comprar um imóvel, você passa a ser o proprietário do bem e, com isso, terá plena liberdade para fazer modificações de acordo com as suas necessidades. Imóveis alugados no geral não podem ser modificados e, quando há permissão dos seus donos, eles costumam não reembolsam os investimentos realizados pelo locador.

A aquisição de uma casa ou um apartamento permitirá as adaptações necessárias ao seu conforto e ao bem-estar dos seus familiares. Além do mais, você fará um bom investimento que não vai desvalorizar de acordo com as oscilações do mercado. Por isso, vale a pena arriscar, pois, de qualquer forma, você sairá ganhando.

 

Valorização

Comprar imóveis é um dos investimentos mais seguros que existem, desde que você saiba escolher a localização, o preço e outros aspectos relevantes. Uma casa ou um apartamento sempre valorizam com o decorrer do tempo. Assim, a valorização é um fator relevante, tendo em vista que na locação você terá que desembolsar dinheiro todos os meses e não terá retorno financeiro.

 

Propriedade

No momento em que você compra um imóvel, adquire a sua propriedade. Isso significa que ninguém poderá bater na sua porta e ordenar que você saia da sua casa ou apartamento como acontece nos contratos de locação. O bem será seu e só você poderá decidir o que fará com ele, se pretende utilizá-lo para morar ou se prefere alugá-lo.

 

Compromisso

É claro que comprar um imóvel não trará apenas vantagens. Uma desvantagem é o fato de ter que assumir uma dívida na hora de fechar a negociação e fazer o parcelamento. Você vai ter que assinar um contrato e se comprometer com o pagamento das parcelas até o final do pacto para evitar dificuldades com a instituição bancária ou financeira.

 

Quais são as principais vantagens e desvantagens de alugar um imóvel?

Agora que você já sabe um pouco sobre as vantagens de comprar um imóvel, precisa conferir também os benefícios de pagar aluguel. Nem sempre alugar uma casa ou um apartamento é a pior alternativa, pois isso vai depender da sua situação. A locação é indicada para quem está fazendo uma mudança temporária ou pretende se mudar para outro país, por exemplo.

 

Flexibilidade de contrato

A pessoa que escolhe alugar um imóvel tem mais flexibilidade de contrato, ou seja, ela terá um compromisso durante menos tempo do que se tivesse assumido um empréstimo . Desse modo, você poderá ficar livre depois de pouco tempo para procurar outra moradia mais atrativa. Se acontecerem mudanças inesperadas, será mais fácil rescindir uma locação do que vender uma propriedade. 

 

Menor custo a curto prazo

Às vezes, alugar um apartamento ou casa gera um custo menor em curto prazo, mas nem sempre isso é verdade, já que alguns financiamentos podem ser mais baratos do que o preço do aluguel mensal. A locação não exige que o locador economize dinheiro para ter uma grande reserva, ela apenas requer uma quantia para ser paga como caução. 

 

Liberdade de deixar o imóvel

Na locação, você terá liberdade de deixar o imóvel se não quiser mais permanecer nele. Contudo, terá que respeitar as cláusulas do contrato e procurar entender-se com o proprietário do bem. O aluguel também é uma ótima opção para quem almeja conhecer uma região antes de efetuar a compra de uma casa ou um apartamento em ambiente desconhecido.

 

Desperdício de dinheiro

Como você pode ver, há muitas vantagens na locação, mas também há uma desvantagem que é muito conhecida. O aluguel gera um desperdício de dinheiro, visto que as parcelas pagas não retornarão para o bolso do locador. Todos os meses sairão valores do seu orçamento e ele não será um investimento promissor e nem trará retorno financeiro.

 

Falta de liberdade para fazer mudanças

Outra desvantagem para quem aluga uma casa ou um apartamento é a falta de liberdade para fazer modificações. O proprietário do imóvel é quem decide o que poderá ou não ser feito e normalmente inclui no contrato que não se responsabiliza por investimentos feitos sem o seu consentimento. Dessa maneira, realizar mudanças trará mais gastos que jamais serão reembolsados.

Percebeu a diferença entre alugar ou comprar imóvel ? A aquisição de uma propriedade imobiliária por meio de um financiamento é a melhor alternativa porque você estará pagando mensalmente os valores por um bem que será seu e permanecerá sempre em sua família. Essa é a opção mais vantajosa para pessoas que não pretendem ter despesas desnecessárias.

Continue lendo o nosso próximo artigo e descubra se financiar para alugar: vale a pena ? Aproveite para obter mais conhecimentos!

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).