Conteúdo em áudio Mercado Imobiliário

Saiba como adquirir um segundo imóvel para aumentar a renda

Imóvel para aumentar a renda, ouça sobre esse assunto.

Se você já possui imóvel próprio e está pensando em ganhar mais dinheiro, uma boa dica é comprar um segundo imóvel para alugar. Adquirir imóveis nunca é jogar dinheiro fora — ao contrário de outros bens que as pessoas costumam comprar sem necessidade, implicando somente em despesas.

Um imóvel será sempre um patrimônio e, ainda que não ofereça liquidez imediata, é um bem sempre passível de valorização.

Veja a seguir como adquirir um segundo imóvel para aumentar a renda!

Planejamento é a base de tudo

Não tome decisões sem antes se planejar. Comprar um imóvel não é a mesma coisa que comprar uma camisa ou um sapato. Converse com seus familiares, troque ideias, prepare-se com antecedência.

Sem economia, você jamais conseguirá comprar seu segundo imóvel. É necessário poupar e aplicar com consciência seu dinheiro. A forma mais usual de comprar imóveis é por meio de financiamentos. Mas, para financiar, é preciso dar uma entrada e se comprometer com o pagamento de parcelas por um prazo específico.

Se planejar é imprescindível para assumir esses custos, abrindo mão de gastos supérfluos e poupando.

Entendendo o que é o FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito de todo trabalhador com carteira assinada. O patrão deposita um valor todo mês em uma conta da Caixa Econômica Federal, mas o funcionário só poderá efetuar o saque do montante em determinadas condições.

Por se tratar de um dinheiro de reserva, que visa proteger o futuro do empregado, o FGTS não pode ser usado para a compra de qualquer bem. Veja a seguir como funciona o FGTS na aquisição de imóveis.

Faça simulação de crédito

Como usar FGTS na compra do segundo imóvel

Caso a pessoa já tenha um imóvel em determinada cidade, poderá usar o FGTS para comprar um segundo imóvel em outra cidade ou região metropolitana. É preciso também morar ou trabalhar na região onde pretende adquirir esse segundo imóvel.

Outra regra é que a pessoa não pode ter nenhum financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação), que é o tipo de financiamento imobiliário mais popular da Caixa, sendo o único que permite o uso de FGTS.

Se você já tiver um imóvel em seu nome na mesma cidade, só poderá adquirir outro se vender o primeiro. Outra restrição é se o atual proprietário do imóvel que você deseja comprar também usou o FGTS na compra do imóvel. Se isso aconteceu há 3 anos ou menos, você não poderá usar seu FGTS para comprar o imóvel.

Lembrando que o uso do FGTS só é permitido para residências — construções, reformas, compra de terrenos ou imóveis comerciais não serão possíveis.

Benefícios em comprar um segundo imóvel para aumentar a renda

Muitas pessoas não sabem, mas comprar um segundo imóvel tem suas vantagens: há alguns benefícios fiscais. Caso você passe pelo menos 14 dias por ano na nova casa, será possível deduzir os juros de uma hipoteca do seu imposto.

Para gozar esse benefício, no entanto, o imóvel tem que ser sua moradia e não uma forma de investimento. Se você alugá-lo por mais de 14 dias no ano, ele é considerando um investimento.

Possibilidades de renda

Com um segundo imóvel, você pode obter renda de diferentes maneiras:

  • Alugar uma casa na cidade;
  • Alugar enquanto não se aposenta (depois de se aposentar, você vende sua morada atual e se muda para a nova casa);
  • Alugar uma casa de praia;
  • Alugar uma casa de campo;
  • Alugar para pontos comerciais, clínicas, escritórios.

 

E então, gostou deste conteúdo sobre aquisição de imóvel para aumentar a renda? Aproveite também para ler nosso post em que contamos como obter financiamento para sua casa de praia.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%