Mercado Imobiliário

8 dicas essenciais para te ajudar a procurar imóveis online!

Você também pode ouvir nossas dicas! Clique no play.

A internet facilitou muito a vida de quem está procurando imóveis para morar. Se antes era preciso consultar imobiliárias pessoalmente, visitar construtoras e estar sempre atento aos anúncios em frente às casas para conseguir informações, hoje já é possível utilizar sites especializados para procurar imóveis online.

Mas, mesmo quando você pesquisa em sites confiáveis, é fundamental tomar cuidado para não cair em nenhuma pegadinha na hora de buscar o imóvel dos seus sonhos. Veja, a seguir, 8 dicas essenciais para procurar imóveis online com mais segurança e eficiência:

1. Confira a data de publicação da oferta

Se encontrar um anúncio de imóvel interessante, confira sempre o dia ou mês em que a oferta foi publicada no site.

Caso a data de publicação seja muito antiga, pode ser que o valor da propriedade tenha sido alterado e você pode acabar tendo uma surpresa desagradável depois de ter criado expectativas.

Por outro lado, um imóvel que está há muito tempo sendo anunciado e não atraiu a atenção das pessoas, abre margem para que o investidor negocie o seu valor, pedindo um desconto.

Outra possibilidade é o anunciante ter se esquecido de retirar o anúncio depois de alugar ou vender o imóvel. Portanto, fique atento!

2. Não acredite nas fotos

A verdade é que uma foto ruim, com péssimo enquadramento e falta de iluminação pode estragar um ótimo ambiente. Por isso, nunca acredite totalmente nas fotos disponíveis no site e agende a sua visita assim que possível.

Ao visitar o imóvel pessoalmente, você também pode verificar informações que não estão disponíveis em imagens, como a condição das instalações, se há vazamentos ou barulho, se as janelas estão emperradas e se a vizinhança é agradável, por exemplo.

Além disso, use ferramentas de pesquisa como o Google Imagens para verificar se a foto é verdadeira. Pessoas desonestas podem usar fotos de imóveis de terceiros para atraírem vítimas.

Para fazer uma pesquisa por imagem é simples: copie a URL da imagem que será analisada e cole-a no Google Imagens. O site analisará a foto e mostrará todos os sites em que ela aparece.

3. Confirme o valor do imóvel

Evite acreditar em anúncios que não informam o preço do imóvel, porque a quantia pode ser bem maior do que você pode pagar.

Se o valor foi anunciado no site, confirme-o via telefone ou e-mail antes de agendar uma visita. O motivo para isso é que nem sempre uma propriedade passa pela vistoria de um corretor antes de ser anunciada — ou seja, o preço estipulado é aquele que o proprietário acredita ser.

É comum que o vendedor não tenha conhecimentos suficientes, sobre o mercado imobiliário, para precificar a sua propriedade, causando esse problema com relação ao valor.

Caso você esteja interessado em comprar um imóvel de determinada região da cidade, faça uma pesquisa e verifique o valor do metro quadrado daquele bairro. Esse tipo de consulta dá ao comprador argumentos para negociar.

4. Verifique a localização exata

É bastante comum que sites especializados dividam a oferta de imóveis por bairros ou regiões. O problema disso é que uma opção mais barata pode ser exibida em uma região muito mais valorizada do que a verdadeira, e vice-versa.

Em outras ocasiões, o proprietário acaba incluindo o imóvel em um endereço mais famoso como forma de atrair mais visitantes. Quem vive nas grandes cidades sabe que basta andar algumas quadras para deixar um bairro famoso e entrar em um local não muito valorizado.

Assim, para evitar fraudes, verifique com cuidado a localização exata do anúncio. Se acreditar somente na descrição e nos pontos de referência do site, pode ser que descubra que o endereço é muito mais distante — e precário — do que aquele que foi informado anteriormente.

5. Use as ferramentas de busca avançada

Em sites de busca de imóveis bem organizados e com boa usabilidade, não é difícil utilizar as ferramentas de busca avançada para agilizar a sua pesquisa.

Com essa opção, você pode selecionar as opções de imóveis por preço, localização, número de quartos e tamanho do terreno, por exemplo, o que economiza muito tempo na busca manual por uma oferta que seja exatamente o que você precisa.

6. Verifique a credibilidade do site

Antes de se cadastrar nessas ferramentas, faça uma pesquisa em sites de defesa do consumidor e fóruns da internet para saber se existem reclamações sobre a marca.

As pessoas costumam compartilhar suas experiências de consumo e isso pode ajudá-lo a selecionar apenas empresas confiáveis na hora de pesquisar imóveis online.

Lembre-se, no entanto, que é importante avaliar como o site lidou com a reclamação, se ofereceu uma solução para o problema do cliente ou se o ignorou.

7. Utilize o Facebook

Publicar um post no Facebook é algo muito simples. Por isso, no momento em que decide vender um produto, essa é a primeira forma de divulgação que as pessoas escolhem.

Para procurar imóveis online nas redes sociais, utilize os campos de busca e inclua palavras-chaves, exemplo: “apartamento novo em Copacabana”. Dessa forma, todos os posts que tiverem sido publicados no site, com esses termos, aparecerão para você. Isso vale para publicações em perfis pessoais, páginas e grupos.

Essa mesma lógica pode ser aplicada em outras redes sociais, como Twitter e Instagram. Todavia, ela é mais eficiente no Facebook porque usar esse site para vender produtos já é um hábito das pessoas.

8. Cheque as informações dadas pelo vendedor

Se você gostou do imóvel e a negociação fluiu de forma satisfatória, vá ao Cartório de Registro de Imóveis da cidade e confirme se o vendedor é mesmo o proprietário daquele bem.

Isso livra o investidor de grandes dores de cabeça. Imagine comprar uma propriedade e descobrir que ela está incluída em um inventário ou que foi dada como garantia em um empréstimo bancário?

Essas situações são mais comuns do que você pode imaginar. Portanto, verifique todo o histórico do imóvel antes de fechar negócio. Essa pesquisa pode ser feita sem que o vendedor saiba, porque as informações de um imóvel são públicas.

E aí, o que achou do texto? Conhece alguém que pode aproveitar essas dicas para procurar imóveis online? Então, compartilhe a publicação nas redes sociais e ajude seus amigos a evitar fraudes na hora de buscar imóveis online!

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%