Corretores de Imóveis

7 técnicas de atendimento para o mercado imobiliário

Como está se saindo em sua carreira de corretor imobiliário? Está vendendo muito e agradando aos clientes? Um dos segredos das boas vendas é o bom atendimento, que está relacionado não apenas ao tratar bem, mas também a atender com profissionalismo e ser um corretor esforçado.

Veja a seguir 7 técnicas de atendimento que você deve usar no mercado imobiliário!

1. Seja atencioso

Todo cliente gosta de atenção. Portanto, pergunte seu nome antes de iniciar a negociação, assim poderá chamá-lo pelo nome durante toda a conversa. Dar atenção significa também ouvir o que ele tem a falar, tirar suas dúvidas e atender às suas necessidades, dentro do possível.

Muitos corretores dão atenção ao consumidor até a conclusão do negócio; depois, eles simplesmente “lavam as mãos”, sem nem ao menos agradecer ao cliente. São, efetivamente, maus profissionais.

2. Sirva com prazer

É importante que o corretor aprenda a gostar do que faz. Assim, poderá servir o cliente com prazer e disposição, o que certamente vai chamar sua atenção. O bom corretor se sente motivado a enfrentar o desafio de resolver os problemas de seus clientes.

O cliente bem servido poderá voltar a te procurar para outros negócios e também fará propaganda de seus serviços.

3. Seja cordial

Outra característica de um bom corretor é a cordialidade. Ele precisa atender bem qualquer cliente, independentemente de idade, sexo, condição social, religião. Por isso, é importante que ele vá além de seus preconceitos contra a cor, as opções sexuais do cliente, a forma como ele se veste e outras coisas.

Não se deixe levar por uma primeira má impressão que o cliente posa causar. Muitas vezes, ele pode ser um excelente cliente. Independentemente de qualquer coisa, seja cordial e procure evitar rixas.

Use expressões como “bom dia”, “boa tarde”, “como vai”, “até logo”, “por favor”, “obrigado” e assim por diante.

4. Ofereça possibilidades

Sempre é bom orientar e oferecer possibilidades, dando sugestões e respeitando o perfil de seu cliente. Se não souber responder às questões apresentadas por ele, pergunte a um colega ou se encarregue de dar um parecer em outra ocasião — evite passar informações erradas ou duvidosas.

Tratando-se de financiamentos, por exemplo, procure sugerir as melhores condições, instituições e taxas de juros. Ele ficará agradecido e terá prazer em fazer negócio com você outras vezes.

5. Mostre segurança

Mostrar segurança é um requisito indispensável em qualquer profissional. Ele precisa estar seguro do que diz, mantendo postura adequada e firmeza na voz. A sua segurança vai inspirar confiança no cliente, que se sentirá, pouco a pouco, mais à vontade diante de você e ficará mais tendente a fazer um negócio.

Contudo, não invente coisas para passar ideia de segurança. Saiba reconhecer seus limites com honestidade e prepare-se para lidar com o público.

6. Estude e conheça o cliente

É mais difícil atender o cliente quando não se sabe o que ele quer de fato. Por isso, é importante que você esteja ciente das causas que levaram o consumidor a te procurar. Os perfis das pessoas que buscam imóveis podem ser variadíssimos — daí a necessidade de um atendimento personalizado.

Pesquise sempre e procure construir personas, ou seja, figuras representativas das preferências e necessidades dos consumidores. Embora não seja muito fácil, procure colocar-se no lugar do cliente e pensar como ele. Assim, poderá atendê-lo com mais eficiência e precisão.

7. Fique por dentro de algumas dicas gerais

Enfim, fique atento a estas dicas gerais para cativar seu cliente:

  • Sempre se apresente, dizendo seu nome e como costuma trabalhar;
  • Seja sincero, fale sempre a verdade;
  • Não dê ordens;
  • Evite termos muito técnicos;
  • Ofereça soluções criativas;
  • Aprenda a lidar com contratempos e reclamações.

 

E você, como tem atendido a sua clientela? Para obter mais informações, leia nosso post com 4 dicas de relacionamento com clientes para corretores de imóveis.

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%