Mercado Imobiliário

7 dicas para quem procura imóveis em São Paulo

Comprar a casa ou apartamento próprio e se ver livre do aluguel é uma das maiores vontades dos brasileiros. Para realizar este desejo, porém, é importante ter um planejamento e um dinheiro em mãos para dar a entrada e se planejar com as parcelas.

Além disso, um grande contexto deve ser pensado antes de se colocar em um comprometimento financeiro como este. Conheça alguns pontos que devem ser observados antes de buscar venda de imóveis em São Paulo.

1 – Qual o momento certo?

Por melhor que sejam as condições de financiamento, quem quer comprar a casa própria deve pensar e analisar se este é o momento certo de investir em um bem que requer bastante planejamento, pois quanto menor a parcela financiada, menor será seu gasto com juros.

Se for o caso, espere um pouco mais para financiar um imóvel que atenda suas necessidades futuras, como dois dormitórios, por exemplo. O que é melhor do que entrar em uma dívida com um dormitório e no meio do percurso ter de trocar de casa/apartamento. Defina exatamente o que quer. Pense na casa que realmente vai cobrir suas necessidades.

 2 – Separe sua renda

Na maioria dos casos, ao realizar um financiamento imobiliário, o valor da renda que fica comprometido é igual a 30%. Portanto, ao pesquisar imóveis considere este dado para se adequar a este orçamento. Se possível, comece a guardar o valor referente aos 30%, e esse montante poderá ajudar até na entrada do imóvel.

3 – Dívidas desnecessárias

Na hora de investir no imóvel próprio é preciso ter muito critério. Gastos desnecessários devem ser repensados e cortados da lista de dívidas, sempre que possível. Se não der para cortar tal gasto, comprar à vista é uma saída para poupar, já que comprando no crediário, é possível estar comprometendo até ¼ do orçamento só com juros.

Além de economizar, faça simulações de financiamento, que também podem ajudar na hora de tomar essa difícil decisão.

4 – Controle financeiro

Ter uma planilha de gastos é uma boa saída para controlar o que entra ou sai da sua conta ou renda mensal. Anote tudo o que gastar (tudo mesmo), desde uma bala até um móvel para casa. Assim, poderá observar também quais gastos podem ser cortados para que economize um pouco mais.

5 – Mercado financeiro

Pesquise não só qual imóvel comprar, mas também sobre a economia e o mercado imobiliário. Consultar um especialista de finanças também é uma boa opção. Ele poderá lhe ajudar a decidir como realizar a compra e quais os prós e contras que cada opção lhe trará.

6 – Localização

A localização é um dos fatores que mais influenciam na escolha das pessoas por um novo imóvel. A região escolhida deve atender as principais necessidades do morador. Visite o local em diferentes horários do dia, para saber se é mais movimentado ou não.

Observe se existem padarias, farmácias e mercadinhos. Avalie como são distribuídos os pontos de transporte público e, para os que pretendem morar em condomínio, avalie o salão de festa, tamanho do apartamento, piscina e outros itens que estiverem disponíveis no conjunto.

7 – Estado do imóvel

Antes de fechar o negócio avalie o estado físico do imóvel. Paredes rachadas, tintura descascada, vidros, pisos e azulejos quebrados; tudo isso pode fazer com que você não gaste na parcela, mas tenha um gasto maior do que o previsto para reparar tudo isso.

Vale lembrar que, ao comprar um imóvel, muita coisa gera gastos e não só o local que irá morar. As burocracias são um grande exemplo de outros itens que serão necessários investimentos de dinheiro. Outros como:

  • Advogado;
  • Escritura e registro do imóvel em cartório;
  • Despesas com mudança;
  • Reformas;
  • Móveis.

 

Sim, é um pouco complicado comprar um imóvel, mas estando ligado em todas as dicas necessárias tudo fica mais fácil. Caso queira acompanhar diversas novidades e curiosidades sobre imóveis, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo imobiliário.

 

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.