Mercado Imobiliário

Imóvel na planta? Veja 7 recomendações!

Além dos imóveis novos e usados, há outra possibilidade para quem quer se tornar um proprietário: o imóvel na planta. Como a assinatura do contrato se antecede à construção do imóvel, entretanto, é muito importante redobrar a atenção e os cuidados para ter a certeza de que fará um bom negócio.

Não sabe por onde começar? Então, veja a seguir 7 recomendações para ter em mente ao comprar imóvel na planta e conquistar o sonho da casa própria. Continue a leitura!

Tenha calma para tomar a decisão

Devido ao valor elevado envolvido na transação, comprar um imóvel é uma grande decisão. E, quando se trata de um imóvel na planta, o processo é ainda mais complexo  — e, por isso, exige alguns cuidados adicionais.

Sua decisão precisa ser ponderada e pensada não apenas na sua situação presente mas também no futuro. Como o financiamento ou pagamento à vista é feito somente na entrega das chaves, você tem que avaliar questões como sua estabilidade no emprego, sua situação financeira no futuro e se o imóvel vai continuar atendendo a você em médio e longo prazo.

Planejar questões como o tempo necessário para poder se mudar para o imóvel também é importante, já que você vai precisar de moradia enquanto o imóvel estiver sendo construído.

Avalie a unidade de maneira realística

É comum que você visite uma unidade muito bem decorada, que parece ter saído de uma capa de revista — mas será que essa vai ser a realidade do seu imóvel? O lugar ainda vai parecer confortável com as suas coisas dentro dele? O imóvel atende às suas expectativas?

Responder a essas perguntas é essencial — assim como também é necessário que você saiba o que vem com a entrega. Algumas empresas, por exemplo, oferecem revestimentos e acabamentos; outras, não.

Também é importante observar se a unidade tem exatamente a metragem do imóvel que você vai adquirir. Algumas empresas fazem propositalmente visitas e demonstrações em unidades maiores, gerando uma falsa análise!

Não compre por impulso

Se um imóvel não deve ser comprado por impulso, um imóvel na planta exige ainda mais ponderação. Por isso, evite fechar negócio no mesmo dia em que visitou a unidade, por exemplo.

Logo depois da visita, você provavelmente vai estar animado com a ideia de ter o seu novo imóvel — então, o melhor a fazer é esperar alguns dias e buscar mais informações sobre o empreendimento em si para ter certeza de que ele é o melhor negócio a ser feito.

Além disso, o método de venda de um imóvel na planta geralmente é mais acelerado — e empurra o cliente para tomar uma decisão mais rapidamente. Normalmente, são usadas expressões como “últimas unidades”, “valor promocional” e “garanta já o seu”. Em vez de cair nessas artimanhas, prefira fazer uma análise e um planejamento completos para identificar se a compra realmente vale a pena.

Fique atento a valores e tributos

Você também deve se atentar aos valores e aos tributos que são cobrados nessa transação. É comum que o preço de um imóvel na planta seja mais barato, mas você precisa considerar que ele vai se valorizar assim que estiver pronto.

Aumento da infraestrutura ao redor e valorização da localização também podem jogar o preço para cima. Os custos com a transferência de escritura e do processo de compra em si completam o encarecimento de todo o seu orçamento. Por isso, não cometa o erro de escolher um imóvel que está ou se aproxima do limite do seu orçamento! Ao fazer isso, você corre o risco de não poder pagar pelo imóvel quando ele estiver pronto.

Confira a idoneidade da empresa

A construtora ou incorporadora precisa ser de qualidade para que você não passe pelos problemas comuns na justiça. Se você não confere a idoneidade da empresa, corre o risco de pagar por um imóvel e nunca receber a sua unidade — ou, então, ter que lidar com atrasos sucessivos.

Por isso, procure conhecer o histórico da empresa, outros empreendimentos lançados por ela e, também, qual foi a experiência de outros compradores. Aproveite para conferir a situação do imóvel como um todo, porque uma construção irregular pode resultar até mesmo em uma ação de despejo depois que você já tiver pago boa parte das parcelas.

Prepare-se antecipadamente para obter crédito

Se você deixa para pensar no crédito somente quando as chaves são entregues, há duas possibilidades: você pode demorar mais para poder finalmente se mudar ou pode não conseguir ter o crédito aprovado. Se a última situação acontecer, você ainda vai precisar estabelecer um destrato — e, possivelmente, pagar uma multa.

Por isso, se o financiamento seja a forma de pagamento escolhida, o melhor a fazer é se antecipar para obter o crédito. Veja com seu banco se você tem crédito pré-aprovado e conheça as condições para o financiamento. Faça simulações com o valor do imóvel e veja de quanto serão as parcelas — qualquer valor acima de 30% da renda geralmente resulta em crédito negado.

Também compensa fazer a mesma simulação levando em conta um valor mais elevado devido à valorização. Veja — e separe — qual é a documentação necessária para conseguir um financiamento. Se for preciso, limpe seu nome, obtenha as declarações e certidões e deixe tudo pronto para quando as chaves forem entregues.

Preste atenção ao contrato

Por falar em entrega de chaves, a assinatura do contrato é mais um momento crítico e muito esperado por quem compra um imóvel na planta. Para que você possa se preparar, o prazo de entrega das chaves deve estar estabelecido no contrato.

Entretanto, você também deve conhecer o que mais o contrato diz sobre possíveis atrasos na obra e na entrega, por exemplo. Em muitos casos, a empresa possui uma tolerância de até 180 dias para entregar o imóvel depois do prazo estabelecido — então, é bom ficar de olho!

Você também deve avaliar outras questões referentes a toda a transação — faça perguntas para esclarecer tudo o que não entender! Jamais compre um imóvel na planta sem ler e compreender todo o contrato — e só o assine depois que estiver de acordo com todas as condições estabelecidas, como multas, atrasos e prazos.

Isso evita dor de cabeça e, também, evita que o sonho de comprar o imóvel se transforme em um pesadelo judicial! Sendo uma grande decisão, o imóvel na planta exige que você tome alguns cuidados, como o fato de não se precipitar ao tomar essa decisão e procurar saber mais sobre a empresa, sobre o imóvel em si e também sobre a condição de pagamento. Com isso, quando chegar a hora de entrega das chaves, você estará pronto para se tornar um proprietário e usar seu novo imóvel como desejar!

E então, entendeu as vantagens de comprar imóvel na planta? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%