Confira 6 vantagens de regularizar um imóvel comercial

Ouça esse conteúdo!

Ser proprietário de um imóvel comercial exige certos cuidados, mas pode ser extremamente vantajoso financeiramente. Ele pode ser fonte de renda por meio de um comércio próprio ou por meio da locação para terceiros. Por isso, se certificar de que a situação da propriedade está de acordo com a legislação é essencial para garantir que seu imóvel continue sendo um bom negócio. Mas quais as vantagens de regularizar um imóvel comercial?

Para ajudar você a tomar essa decisão de uma vez por todas, fizemos esse post com 6 benefícios que a regularização do imóvel oferecem para o proprietário. Quer saber mais? Confira!

 

1. Aumenta o valor do imóvel comercial

Um imóvel comercial precisa estar regularizado para que suas atividades sejam exercidas livremente, por isso, propriedades com situação em dia acabam sendo valorizados, tanto na venda como na locação. Isso vale tanto para salas quanto para casas ou terrenos comerciais .

Se você é proprietário de um imóvel comercial, saiba que a regularização aumenta consideravelmente o custo para os possíveis compradores ou locatários.

Isso acontece porque a empresa que ocupará o imóvel não precisa se preocupar com fiscalizações ou multas, ou seja, paga-se pela tranquilidade e pela atividade legalizada. Uma sala comercial à venda , se regularizada, pode custar muito mais do que se ela estivesse irregular perante as autoridades. Ou seja: o mesmo imóvel rende muito menos.

Da mesma forma, uma propriedade não regularizada faz com que os inquilinos ou compradores corram esse risco ou precisem arcar com os trâmites necessários, sendo necessário baixar o preço para conseguir interessados.

 

2. Concede alvará de funcionamento

Qualquer atividade comercial precisa de uma licença ou de um alvará para seu funcionamento. Para que a empresa consiga essa liberação, é necessário que técnicos e profissionais de vistoria visitem o imóvel e avaliem a possibilidade de fornecer essa aprovação para atividades comerciais.

Como a vistoria e a análise são feitas no próprio imóvel, é preciso que ele seja regularizado como propriedade comercial para ter seu funcionamento liberado. Não existem formas de a prefeitura e demais órgãos concederem a licença caso essa etapa não tenha sido cumprida.

O alvará para funcionamento de uma empresa transmite tranquilidade e credibilidade aos seus consumidores, que têm a certeza de que estão lidando com uma empresa séria e que segue as exigências da lei.

 

3. Evita cobrança de multas

Todas as empresas, mesmo as de menor porte, são alvo de fiscalização. Ou seja, se você não tiver seu imóvel comercial regularizado, pode ser surpreendido com multas e até exigência de lacração do comércio até que a situação seja resolvida.

Uma empresa sem registro para desempenho das suas atividades e sem licença ou alvará expedidos corre sério risco de serem notificados. Isso pode acontecer por meio de fiscalizações de rotina e até por denúncias de empresas concorrentes.

Multas são gastos inesperados e que podem estourar seu orçamento, fazendo com que seu planejamento todo vá pelos ares. A boa notícia é que elas podem ser evitadas com um funcionamento em situação regular, por isso, tenha a certeza de que você não será autuado e trabalhe tranquilo.

Além das multas, trabalhar na irregularidade pode fazer com que você seja acionado judicialmente, o que traz muita dor de cabeça e ainda mais prejuízos.

 

4. Proporciona benefícios no seguro do imóvel

Um imóvel comercial devidamente regularizado costuma receber diversas vantagens no seguro. As empresas oferecem pacotes diferenciados, facilidades e garantias especiais para quem é empresário e tem seus negócios em situação regular.

Como o seguro é necessário para garantir seu patrimônio e evitar ser surpreendido por invasões, incêndios e outros problemas, essa também é uma grande vantagem. Após regularizar seu imóvel, consulte as corretoras de seguro de imóvel e confira as vantagens oferecidas para quem é proprietário de salas e casas comerciais.

Os benefícios podem incluir vigilância 24 horas, assistência técnica, manutenção das instalações e até serviços de emergência. Entretanto, isso só acontece se o imóvel estiver de acordo com a lei. O valor do seguro para imóvel comercial também pode ser mais baixo, ou seja, só existem vantagens para o proprietário.

 

5. Disponibiliza a venda por meio de financiamento bancário

O imóvel comercial já tem maior liquidez que os residenciais. Essa facilidade de venda fica ainda mais evidente quando os compradores interessados podem adquirir a propriedade por meio de financiamento bancário.

Nesse caso, o comprador deve ir até agência bancária escolhida e solicitar uma simulação de financiamento. Esse só será aprovado mediante algumas verificações, entre elas estão os documentos de regularização do imóvel comercial.

Se sua propriedade não estiver com tudo em dia, você pode ser ver obrigado a reduzir o valor e, com isso, perder dinheiro. Esse é só mais um motivo para você ver a regularização como um investimento, e não como um gasto.

Documentos e pagamentos pendentes são capazes de afugentar os compradores mais interessados, por isso, ainda que você não pense na revenda, considere que essa possibilidade existe. Mesmo que seja em um futuro distante.

 

6. Possibilita o uso do imóvel como garantia de financiamento

Se você quer utilizar seu imóvel comercial como garantia de financiamento, convém correr atrás da sua regularização. Além de ele poder ser utilizado como parte de pagamento de um novo imóvel, ele também pode facilitar a concessão de créditos e empréstimos bancários.

É muito comum que as instituições financeiras exijam imóveis comerciais como garantia de que o proprietário pode arcar com os custos do financiamento ou do empréstimo. A regularização concede essa confiança e aumentam suas chances na hora de conversar com seu gerente.

A regularização do imóvel permite que você respire aliviado na hora de o banco exigir a documentação da propriedade. E tranquilidade não tem preço, não é mesmo?

A regularização do imóvel, ainda que possa ser onerosa e trabalhosa, traz inúmeras vantagens para o proprietário. Por isso, se você quer procurar por imóveis à venda ou evitar transtornos, providencie agora a mudança da situação.

Agora que você entendeu as vantagens de regularizar um imóvel comercial, por que não começa a ler mais sobre esse e outros assuntos do mercado imobiliário? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).