Mercado Imobiliário

6 dicas para se preparar e sair do aluguel

Como os preços praticados pelo mercado imobiliário brasileiro são bastante elevados, o momento de sair do aluguel é muito festejado para boa parte das pessoas. Afinal, adquirir um imóvel próprio e não ter mais que gastar uma quantia polpuda na locação, traz um tremendo alivio para o orçamento doméstico.

No entanto, conseguir isso não é uma tarefa simples. É preciso se programar bem e abrir mão de alguns gastos, para finalmente juntar a quantia necessária para efetuar uma proposta sólida. Quer aprender a fazer isso? Então, confira o conteúdo a seguir e descubra 6 dicas para se preparar para sair do aluguel:

1. Corte os gastos supérfluos

É altamente recomendável que você junte um bom dinheiro para dar uma entrada maior e com isso diminuir o saldo restante que será divido em parcelas de um eventual financiamento. Por isso, o primeiro passo para se preparar para sair do aluguel é fazer cortes inteligentes nos seus gastos. Elimine tudo que é supérfluo e você poderá se surpreender com a economia.

Pacotes de TV a cabo, por exemplo, são um tremendo desperdício. Ninguém consegue ter tempo de assistir a uma centena de canais. Mude para um plano mais básico ou simplesmente corte a assinatura.

As contas da casa também podem dar sua parcela de contribuição. Apague as luzes, demore menos no banho e evite deixar equipamentos em stand by.

2. Considere imóveis na planta

Imóveis na planta costumam ter um preço mais justo do que aqueles que já estão prontos. Além disso, eles vêm com instalações novas e requerem um gasto menor em manutenção por um bom tempo, o que representa uma economia ainda maior em médio e longo prazo.

Outro ponto positivo é que você pode negociar diretamente com a incorporadora. Além de oferecer algumas vantagens, essas empresas são menos exigentes com a documentação para conceder crédito e abrir financiamentos.

3. Avalie imóveis usados

Os imóveis usados também não podem ser descartados. Após o período de crise econômica, muitos proprietários estão precisando de dinheiro e podem conceder belos descontos, especialmente se você oferecer uma oferta robusta.

Além disso, algumas casas e prédios antigos contam com a melhor localização, especialmente nos grandes centros urbanos. Isso pode ser um tremendo diferencial para quem não quer ficar horas no engarrafamento para ir diariamente para o trabalho.

4. Tenha os pés no chão

É importante que você não fuja do seu perfil de comprador ao se preparar para sair do aluguel. Fique atento ao seu limite de renda e evite dar um passo maior do que o seu orçamento permite. Tenha parcimônia com propagandas ou materiais de divulgação e fique de olho para saber se o imóvel realmente é aquilo que você pode pagar nesse momento, sem sair da sua realidade financeira.

5. Pesquise formas de financiamento

Existem diversas modalidades de financiamento e, certamente, uma delas se encaixa com as suas possibilidades. Com o crédito i

mobiliário, você tem a vantagem de antecipar o sonho de adquirir a casa própria e poderá utilizar o dinheiro que gastaria no aluguel para quitar as parcelas.

Assim, você não precisa esperar décadas para adquirir o seu imóvel, juntando dinheiro enquanto ainda paga o aluguel, o que é dificílimo. Acredite, o financiamento imobiliário  pode ser uma excelente opção!

 

6. Prepare a documentação para sair do aluguel

Você precisa estar com a documentação em dia para comprar um imóvel e sair do aluguel. Além de ter o nome limpo no mercado, não estando nos cadastros de dívida ativa, você precisa ter seu CPF e RG, além da certidão de nascimento ou casamento.

Além disso, serão pedidos um comprovante de renda (extrato bancário ou os 3 últimos holerites) e o comprovante de endereço atualizado. No caso de você ser casado, é preciso apresentar todos esses itens do seu cônjuge também.

 

Essas são algumas das melhores dicas para você se preparar para sair do aluguel. Gostou do conteúdo? Então, confira também esse guia definitivo para atingir o sonho da casa própria!

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.