Mercado Imobiliário

6 dicas valiosas para quem vai comprar o primeiro imóvel

Diferentemente dos itens de consumo diário, um imóvel é um bem que mantém seu valor de uso e de mercado por muitos anos. Sendo tão valorizado, envolve um bom planejamento financeiro dos compradores para darem conta do investimento sem imprevistos no bolso. Para quem enfrenta esse processo pela primeira vez, alguns cuidados básicos são necessários para que a aquisição não se torne motivo de más lembranças.

Confira agora 6 dicas valiosas para você que quer comprar o primeiro imóvel sem dificuldades!

Saber onde quer morar

Investir em imóveis não é tarefa para se fazer todos os dias, portanto, é imprescindível que você tenha certeza de onde pretende morar. É importante que você converse com o grupo familiar para saber das vontades e expectativas de todos com o novo local de moradia. Quanto maior a certeza sobre a localização do imóvel, menores as chances de se arrepender no futuro.

Definir o tipo de imóvel

Você precisa de uma casa grande para receber familiares e amigos ou prefere a segurança e a praticidade de um apartamento? Essas perguntas são importantes na hora de comprar o primeiro imóvel, afinal, darão uma boa base para a pesquisa no mercado. Com a tipologia do empreendimento bem definida, será mais fácil filtrar as opções disponíveis nas imobiliárias em diferentes regiões. Se for preciso, converse com um profissional da área para ajudá-lo na procura do lar ideal.

Pesquisar a credibilidade do vendedor

Independentemente se a compra for feita por meio de imobiliária ou diretamente com o proprietário, você deve se preocupar com a credibilidade do vendedor. Infelizmente, alguns profissionais só se preocupam com a finalidade da venda e fazem de tudo para atrair o comprador para um negócio que nem sempre é confiável. Para evitar dores de cabeça, a dica é consultar um advogado para avaliar se a oferta vale a pena e está livre de problemas com a lei.

Avaliar o melhor financiamento

Pesquisar diferentes condições de financiamento é uma forma de garantir um negócio seguro e tranquilo, especialmente para quem ainda não se acostumou com o mercado e pretende comprar o primeiro imóvel. Seja a sua escolha por meio de bancos ou empresas especializadas em financiamentos, aproveite para usar os recursos a seu favor e não tenha medo de testar possibilidades. Faça simulações, converse com os responsáveis pelo investimento e tire todas as suas dúvidas antes de fechar negócio.

Considerar o uso do FGTS

Se você possui recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, saiba que pode usá-los no pagamento da nova casa ou apartamento. Essa dica é valiosa principalmente para quem vai comprar o primeiro imóvel, já que para aproveitá-lo você não pode possuir outro imóvel residencial na cidade em que reside ou trabalha. Outra exigência para o uso do recurso é ter no mínimo 3 anos de contribuição, portanto, vale a pena conferir essas condições antes de entrar em um financiamento.

Considerar os custos extras

Além das prestações do financiamento, tenha em mente que possíveis custos que não estavam nos planos vão surgir ao longo do tempo. Taxas relativas à geração de documentos do processo de compra, registro em cartório e encargos bancários devem ser pensados antes mesmo de comprar o primeiro imóvel. Ainda, a possível necessidade de uma reforma — seja ela para melhorar o espaço usado ou personalizar ambientes novos — pode trazer grandes custos aos proprietários. Nesse sentido, vale a pena fazer um levantamento dos possíveis gastos futuros para se planejar com antecedência e não ser pego de surpresa.

E você, já encontrou o imóvel ideal para financiar? Deixe um comentário no post!

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%