Como comprar imóvel financiado: vantagens e riscos dessa transação

Comprar imóvel financiado: aprenda como fazer uma transação segura!

Você sabia que é possível comprar um imóvel financiado ?

Essa estratégia é utilizada por proprietários que não conseguem mais quitar as dívidas – ou simplesmente desejam um imóvel novo – e querem repassar o financiamento adiante. Mesmo proporcionando inúmeras vantagens, tanto para o vendedor como para o comprador, essa transação também oferece alguns riscos para ambas as partes.

Neste artigo, descubra quais são os pontos que você deve ficar atento ao comprar imóvel financiado e saiba como aproveitar as vantagens desse modelo de alienação. Acompanhe!

Como funciona a compra de imóvel financiado?

O financiamento imobiliário é uma excelente oportunidade para quem deseja comprar um imóvel, mas não tem condições financeiras de pagar essa propriedade à vista.

Em vez disso, o comprador entra em contato com um banco ou demais instituições financeiras que financiam essa compra e cobram, mensalmente, parcelas compatíveis com a renda familiar do financiado.

Contudo, caso não haja mais capacidade de pagar as parcelas do crédito ou simplesmente o imóvel não seja mais compatível com a sua realidade familiar, saiba que compensa vender o apartamento financiado – essa ação é o que chamamos de compra e venda de imóvel financiado .

Para adquirir uma dessas propriedades, o comprador dispõe das seguintes opções:

  • refinanciar o imóvel no banco que já é cliente;
  • transferir o financiamento existente para seu nome;
  • fazer um contrato de gaveta.

Esse contrato de gaveta é um acordo informal que transfere apenas para o comprador a responsabilidade em pagar as parcelas, mantendo o financiamento e a propriedade do imóvel em nome do vendedor.

Atualmente, uma das melhores opções para o comprador é refinanciar o imóvel no seu banco , sobretudo se o financiamento original for muito antigo. Desse modo, será possível aproveitar condições especiais disponibilizadas ao seu perfil, assim como juros e taxas mais atualizadas.

Compra de imóvel financiado no mesmo banco

Comprar um imóvel financiado no mesmo banco em que possui conta, normalmente, é mais simples do que realizar uma transação externa. Afinal, a instituição já tem tanto os seus dados como o do comprador, facilitando todo o processo – seja de transferência, seja de refinanciamento.

Não se esqueça de verificar com o banco as condições de financiamento disponíveis para você , utilizando o simulador CrediPronto , por exemplo, e comparando esses dados com os do financiamento original. Se as condições atuais representarem um benefício maior, como juros menores, opte pelo refinanciamento, como ensinamos acima.

Compra de imóvel financiado em instituições bancárias diferentes

Há também a possibilidade de comprar um imóvel financiado em outra instituição financeira de que você não seja cliente.

Por exemplo, caso o imóvel tenha sido adquirido pelo financiamento imobiliário da CrediPronto e você ainda não possua conta nessa instituição, poderá transferir o crédito para o seu banco ou abrir uma conta na CrediPronto. Inclusive, essa é uma excelente estratégia para quem deseja aproveitar um financiamento com as melhores condições do mercado.

Quais são as vantagens de comprar imóvel financiado ?

A principal vantagem de comprar imóvel financiado é ter uma margem mais favorável para negociação , dado que há um maior interesse do vendedor em alienar a propriedade.

Essa vantagem é ainda maior entre aqueles vendedores que descobrem que compensa mais vender apartamento financiado do que perder o imóvel para o banco, devido ao atraso no pagamento das parcelas. Então, aproveite a margem de negociação para conseguir o imóvel que deseja sem enfrentar a grande competição do mercado imobiliário .

Claro que nem sempre você vai conseguir comprar imóvel financiado com preços abaixo do mercado, mas, pelo menos, será por um valor base. Outra vantagem importante é poder aproveitar melhores condições para o financiamento imobiliário, principalmente os juros mais baixos, dado que o montante refinanciado será menor.

Principais riscos de comprar um imóvel financiado

Antes de comprar imóvel financiado , o comprador deve ficar atento a alguns pontos importantes e que podem evitar sanções sérias no futuro. Entre os principais riscos estão:

  • desconhecer todos os reais débitos existentes sobre a moradia, além do financiamento, como condomínio e IPTU ;
  • documentação do imóvel estar irregular;
  • o imóvel pode não ser aprovado na vistoria, fazendo com que o crédito não seja liberado e colocando em risco a entrada paga pelo comprador – que é comum nessas transações.

Dica : ao comprar imóvel financiado , conte com o suporte de um profissional especializado, como um advogado ou corretor de imóveis , para verificar a validade das documentações.

Além disso, conheça as desvantagens e os riscos do contrato de gaveta , verificando se essa opção é realmente o melhor meio de comprar imóvel financiado .

Vale a pena investir no segundo imóvel? Confira tudo que você precisa saber!

Financiamento imobiliário e crédito com garantia da CrediPronto

 

A CrediPronto é uma instituição financeira moderna que oferece aos clientes as melhores condições e juros do mercado, permitindo que mais brasileiros consigam comprar a tão sonhada casa própria.

Conosco você tem acesso a dois produtos: o financiamento imobiliário e o crédito com garantia de imóvel , ambos realizados pelo Banco Itaú – garantindo aos nossos clientes a segurança dessa empresa supertradicional.

Antes de comprar imóvel financiado , conheça as nossas condições ! Compare com aquelas disponibilizadas pelo crédito original e descubra na prática nossas vantagens.

Está interessado em um imóvel? Faça agora mesmo uma simulação e dê início o quanto antes às negociações.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).