Financiamento Imobiliário

Passo a passo: 5 etapas para comprar um imóvel

Que tal ouvir esse texto?

Se realizar o sonho de comprar uma casa fosse um jogo de videogame, você estaria pronto para vencê-lo? Essa comparação pode parecer um pouco curiosa, mas, se você parar para pensar nas etapas para comprar um imóvel, ela faz todo o sentido.

Comprar uma casa não é só ir até o vendedor e fechar o negócio. O comprador precisa vencer diversos obstáculos para conseguir ter sucesso nesse objetivo. Você sabe quais desafios são esses? Acompanhe este artigo até o final e descubra!

1. Etapas para comprar um imóvel: entenda o custo do negócio

O primeiro passo nessa jornada é descobrir o valor médio dos imóveis na sua região. Dependendo da cidade, esse preço pode variar muito. Então, ainda que você não tenha data para se mudar, comece fazendo uma pesquisa.

A internet ajuda muito nesse processo, mas não custa nada você conversar com alguns vendedores e corretores para ter uma noção mais avalizada.

Entenda que, nessa etapa, você também precisa ver as melhores condições de pagamento, a necessidade de buscar por um financiamento, o valor ideal da entrada etc.

2. Escolha o imóvel ideal

Existem muitas opções imobiliárias: casas, apartamentos, imóveis novos, usados, na planta etc. Sendo assim, defina o tipo de propriedade que você quer adquirir, considerando as suas necessidades e possibilidades orçamentárias.

Lembre-se de pontuar as características de cada escolha, por exemplo: um imóvel usado pode precisar de uma reforma. Um imóvel na planta é mais barato, mas você não poderá se mudar imediatamente.

Essa é umas das etapas mais importantes para comprar um imóvel, por isso, converse com a sua família para que todos os futuros moradores opinem sobre as características ideais da compra.

3. Defina a melhor localização

A localização impactará diretamente a sua rotina, então, não adianta subestimá-la. Ainda que um imóvel seja incrível, a compra não trará satisfação se você detestar o bairro ou o condomínio.

Nesse caso, seja realista e elenque as características que o local precisa ter para atender às suas necessidades básicas (creche, escolas, mercados, transporte público etc.).

Em seguida, liste as qualidades que não são urgentes, mas seriam bem-vindas. Esse é um exercício pessoal, então, não deixe que opiniões de terceiros influenciem a sua decisão.

O condomínio com academia pode não ser tão legal para quem detesta malhar e o apartamento longe do centro não é um problema para quem trabalha em casa, por exemplo.

4. Planeje-se financeiramente

Se você quer comprar um imóvel, precisa priorizar seus recursos para alcançar esse objetivo financeiro. Então, encare de frente as suas despesas, corte os desperdícios e faça uma poupança focada em ajudá-lo na compra. Não importa quanto você economizará, apenas economize.

5. Converse com empresas especializadas

Sabe quando você entra na loja “apenas para dar uma olhadinha”? Então, faça isso com as empresas imobiliárias. Assim, você conhecerá melhor esse setor, seus valores e métodos de trabalho.

Como vimos, cumprir as etapas para comprar um imóvel não é nenhum desafio impossível de ser feito, não é mesmo? Basta que você se planeje e pesquise bem o mercado imobiliário.

Aliás, a sua pesquisa pode começar agora mesmo. Entre em contato com a nossa equipe para entender mais sobre financiamento imobiliário!

 

 

financiamento imobiliario

 

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%