Mercado Imobiliário

5 dicas para a compra de imóvel para recém-casados

A aquisição do primeiro imóvel é, sem dúvidas, a responsabilidade financeira mais importante de um casal. Apesar de esse passo inédito na vida de quem é recém-casado ser um tanto assustador, é possível fazê-lo sem muitos transtornos — desde que haja planejamento, é claro.

Para te ajudar, separamos hoje 5 dicas para quem quer comprar o primeiro imóvel sem complicações. Se este é seu caso, continue lendo este post!

Estabeleça metas e controle os seus custos

A partir do momento em que o casal decide se unir em matrimônio, ele já está atrasado em relação ao planejamento da compra da casa! Estabelecer metas financeiras, reduzir custos e fazer muitas pesquisas é o 1º passo dessa jornada.

Se for preciso, abra uma conta poupança para o casal e definam um valor fixo a depositar mensalmente. Além disso, faça planilhas ou baixe aplicativos de organização financeira. Assim é possível controlar os gastos de maneira eficiente e sem se perder.

É importante lembrar: Quanto maior o valor que se dispõe para dar como entrada na compra do primeiro imóvel, melhor para a vida financeira do casal a longo prazo.

Escolha um imóvel que caiba no orçamento do casal

É importante considerar qual o orçamento que o casal dispõe de maneira realista antes de se comprometer com um investimento tão grande quanto o primeiro imóvel.

Considere os ganhos mensais e as despesas fixas e variáveis de ambos. Uma vez definido o valor que é possível despender mensalmente, é hora de procurar um imóvel que caiba nesse orçamento. É importante procurar não comprometer mais do que 20% da renda líquida do casal.

Pense em um bairro estratégico

Encontrar a casa ou apartamento ideal requer não somente muita pesquisa sobre preços e tipos de imóveis, mas também pesquisa sobre a localização da nova residência. Dar preferência a lugares próximos ao local de trabalho, por exemplo, ajuda o casal a fazer mais economias no futuro, como com a gasolina.

O mesmo acontece em outros aspectos da vida do recém-casado. Verifique a área comercial, o acesso ao transporte público, os hospitais, as escolas — enfim, tudo o que for importante, considerando as principais necessidades do casal.

Quanto mais estrategicamente localizada for a residência, mais economia de tempo e dinheiro é possível fazer.

Busque um financiamento para comprar o primeiro imóvel

O perfil do casal de hoje mudou, o que se reflete no tipo de imóvel mais buscado. O mesmo acontece com o perfil financeiro do recém-casado. Em vista disso, o mercado imobiliário vem se adaptando ao orçamento dos jovens casais, o que significa maior flexibilidade no pagamento, tanto no valor quanto no número de parcelas.

Procure, portanto, qual o tipo de financiamento que melhor se adeque ao seu orçamento e lembre-se: quanto menor a parcela financiada, menores serão os custos com juros!

Considere os custos extras

Quando a decisão de investir no primeiro imóvel é tomada, há algo que o casal não deve deixar de considerar: os custos extras. Documentação, reforma, decoração… e até mesmo dinheiro para emergências. Tudo deve ser levado em conta.

Assim, o recém-casado não terá nenhuma surpresa desagradável durante o financiamento e somente viverá bons momentos após comprar o primeiro imóvel!

E então, achou essas dicas úteis? Deixe seu comentário e conte para a gente como está sendo a experiência de procurar o primeiro imóvel do casal!

 

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%