Financiamento Imobiliário

5 dicas essenciais para quem quer comprar o segundo imóvel

Se você já conquistou sua casa própria e está pensando adquirir um segundo imóvel, certamente sabe que esse empreendimento traz muitas vantagens, seja por lazer, seja para aumentar a sua renda. No entanto, esse passo precisa ser muito bem planejado, pois trata-se de um grande projeto.

Apesar de já ter tido a experiência de comprar uma casa, agora seus objetivos e o panorama do mercado são outros, de modo que tudo precisa ser avaliado com cuidado para que seu investimento não desmorone junto com o seu sonho.

Por isso, estamos aqui para ajudar você! Selecionamos as melhores dicas para que tudo dê certo nessa sua nova empreitada. Está pronto? Então, vamos lá!

1. Converse com sua família

Lembre-se de que essa nova aquisição vai envolver toda a família. Então, mantenha o diálogo sempre aberto e envolva os familiares mais próximos, como pais, irmãos, marido ou esposa.

Quem sabe não surgem boas ideias sobre o projeto que você ainda não havia pensado, ou novas soluções para problemas que não tinha conseguido resolver sozinho?

Além disso, o segundo imóvel precisará atender as necessidades de toda a família, já que todos vão contribuir por reduzir um pouco as despesas da casa atual.

2. Organize suas finanças

O primeiro passo importante é sanar as dívidas já existentes. Ao comprar um segundo imóvel, você entrará em um novo endividamento com um peso muito considerável. Mesmo que as outras despesas sejam menores, o acúmulo de dívidas afetará fortemente o seu orçamento mensal.

Assim, se você já possui um financiamento, como um carro ou mesmo a sua primeira casa, é prudente avaliar se será possível arcar com esse novo investimento ou se vai precisar de mais tempo para organizar as finanças.

Decidido isso, verifique se o novo imóvel é condizente com suas condições atuais. Em entrevista ao G1, Andrew Frank Storfer, diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos em Finanças), recomenda que o valor mensal pago pelo empreendimento não ultrapasse 25% da renda familiar.

 

Somando o financiamento imobiliário às despesas correntes do mês, o ideal é que sobre pelo menos 10% da renda para ser usada em situações emergenciais. Essa é a indicação de Ricardo Kenji, professor da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), citado no mesmo artigo.

Ele dá ainda outra dica: se o comprador já tiver reservado em torno de um terço do valor do imóvel, ele terá grandes chances de manter o prazo de financiamento por volta dos 12 anos, com parcelas próximas a um aluguel.

3. Informe-se sobre a possibilidade de financiar o seu segundo imóvel

Certamente, o financiamento é o modelo de aquisição mais usual no mercado atualmente. Diferentemente do FGTS, que possui limitações para ser usado na compra de um segundo imóvel, o financiamento pode ser usado em seu novo empreendimento, cobrindo até 80% do valor do imóvel.

Consulte as condições de pagamento, os juros do crédito imobiliário e equilibre o valor mensal a ser pago com o prazo, que no geral chega a 30 anos.

4. Faça um consórcio

Conforme afirma o Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da Anefac, o consórcio é, sem dúvidas, financeiramente melhor que um financiamento. Nessa modalidade, não há juros, mas exige um pouco de paciência, já que você precisará contar com a sorte para ser contemplado.

 

No entanto, como estamos falando de um segundo imóvel, talvez você não tenha tanta urgência e possa, assim, optar por esse tipo de

investimento de longo prazo.

5. Procure ajuda especializada

Em meio a tantos valores e opções de financiamento, é muito fácil ficar um pouco perdido. Por isso, conte com profissionais especialistas, que saberão orientá-lo sobre as melhores soluções que cabem no seu bolso.

Uma outra dica é pesquisar por boas imobiliárias. Algumas delas poderão dar orientações até mesmo pela internet, facilitando todo o processo. Mas não se esqueça: verifique se ela está inscrita no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Se ainda está preocupado com todos os fatores envolvidos na compra do seu segundo imóvel, você pode achar muito útil o nosso Guia para minimizar os riscos de financiamento de imóveis. Baixe-o gratuitamente!

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%