Mercado Imobiliário

4 sinais de que está pronto para comprar um imóvel

Chega um momento na vida em que você quer dar um passo maior: sair da casa da família, morar sozinho pela primeira vez, ou casar e construir um novo lar. Nessa hora, surge aquela dúvida cruel: estou pronto para comprar um imóvel?

Na correria do dia a dia, nem sempre temos tempo para avaliar tudo com calma — até porque a compra de um imóvel envolve uma série de fatores, desde o planejamento financeiro até os papéis envolvidos no processo.

Por isso, preparamos este post para te ajudar! A seguir, conheça os fatores que vão mostrar se você está — ou não — preparado para tomar essa decisão. Pode ser que você descubra que é o momento de ter um lugar para chamar de seu! Vamos lá?

Independência

Este é um dos principais sinais de que você precisa comprar um imóvel — mas, ao mesmo tempo, é um dos mais subjetivos. Você sente que é independente e precisa ter seu próprio espaço? Fica incomodado de dividir a casa com familiares, por exemplo?

Muitas vezes, essa sensação de aprisionamento pode afetar todo o seu cotidiano, e realmente atrapalhar sua felicidade. Quem tem sua própria casa vive segundo suas próprias regras, o que é um ponto bastante positivo — e um dos mais desejados por quem está considerando a compra de um imóvel.

Carreira

Sua carreira está em um momento estável? Você tem um salário que te permite fazer um certo investimento e pagar parcelas mensais? Se você respondeu “sim” a essas perguntas, então, essa é uma ótima oportunidade para começar a pensar no seu imóvel próprio!

Se você tem um bom emprego e possui algumas economias, a parte mais difícil já está superada. Pagar aluguel provavelmente seria um desperdício, já que não traria retorno a longo prazo — ou seja, vale a pena começar a pesquisar a compra do imóvel.

Família

Você está casando e quer ter seu próprio “canto”? Ou, quem sabe, está pensando em aumentar a família e quer mais espaço? Nesses casos, nada melhor do que ter uma casa própria.

Pense no seguinte: você está construindo uma vida, e ter uma base sólida só vai facilitar as coisas lá na frente. Algumas famílias passam décadas pagando aluguel e, depois, se arrependem por não terem investido antes em um imóvel próprio.

Situação financeira

Já comentamos sobre a situação de carreira e emprego. Porém, o que muita gente não se dá conta é que você não precisa ter uma grande fortuna guardada para comprar um imóvel! O financiamento imobiliário pode ser uma ótima opção para facilitar esse processo.

Com ele, em vez de pagar aluguel, você pode investir o valor para quitar as parcelas mensais. Uma das principais vantagens é que o imóvel tende a valorizar com o passar do tempo, enquanto as parcelas vão diminuindo — ou seja, você terá um bem cada vez mais valioso com uma despesa cada vez menor!

Outro detalhe importante é que você pode usar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no financiamento do imóvel, facilitando bastante a aquisição. Também existe a chance de financiar até 75% do valor do imóvel em até 360 vezes através de empresas como a CrediPronto.

Comprar um imóvel é uma grande decisão na vida de qualquer pessoa. Se este post mostrou que você está pronto para isso, vá em frente! Só não deixe de estudar as possibilidades e se planejar financeiramente para dar esse passo. Com um pouco de organização, você em breve estará morando na sua nova casa ou apartamento!

E então, quais são seus planos para o futuro? Já está sonhando com seu imóvel? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

 

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%